Guedert Advogados

Como processos seletivos com efetividade podem destacar a marca da sua empresa

 

Por Maria Luiza Corrêa, psicóloga

Você já se arrependeu de alguma contratação que fez para sua equipe? Certamente que sim. Mas, você sabe identificar quais foram os pontos que o fizeram arrepender? Muitas vezes a resposta está no início de tudo. Ou seja, ao buscar um novo profissional para sua empresa, a primeira questão é: quem é essa pessoa? O que eu espero dela? Quais são os objetivos dessa função? Que cenário eu tenho para oferecer?

São muitas as perguntas. Porém, são fundamentais para dar o ritmo a seleção. Contratar é um processo minucioso, muitas vezes exaustivo. Uma seleção “errada” corre diversos riscos, entre eles a imagem do seu negócio.

Para minimizar os impactos negativos do processo seletivo, é imprescindível se preocupar com todas as etapas, ou seja, desde a abertura, com uma descrição detalhada das competências necessárias e desejáveis, as atividades que essa pessoa irá executar. Qual será a metodologia que se pretende utilizar, os canais de atração e até a realização das entrevistas, aplicação de testes, dinâmicas e outros procedimentos que poderão compor para dar ainda mais assertividade na escolha. Porém, muitas vezes as empresas não têm profissionais com expertise na atividade e acabam por não fazer o processo da melhor forma.

Há anos trabalhando com a Gestão de Pessoas observamos que o salário pode ser um ponto de desistência na candidatura de um profissional, mas que o seu sentimento sobre o negócio, principalmente quando ele conhece a marca que está contratando, geralmente é o fator determinante para sua continuidade ou não no processo. Candidatos que acreditam no serviço ou produtos da empresa, que têm referências positivas sobre o clima da organização e, principalmente vislumbram as oportunidades dentro da sua carreira demonstram maior adesão e engajamento nas seleções.

Também, com o tempo, percebemos que processos de seleção mais assertivos são aqueles que envolvem diversas pessoas de dentro da empresa. Por exemplo, quando se opta em contratar uma consultoria especializada na área de Recrutamento e Seleção, a empresa não se exime da responsabilidade, pelo contrário, ela tem que ser muito participativa, ou seja, desde o momento da abertura em que apresenta a prestadora de serviços o que espera e principalmente a sua cultura, assim a consultoria diminuirá as chances de erros.

Posteriormente, ao apresentar os candidatos aptos para determinado cargo é importante que a empresa o entreviste, que realmente conheça esses candidatos, porque apesar do perfil mapeado, tem algo muito relevante chamado empatia. A sua escolha é fundamental, afinal quem terá o contato diário com esse profissional será você!

 

As empresas devem se atentar nos seguintes pontos ao contratar consultorias em gestão de pessoas:

  • A consultoria não deve cobrar valores dos candidatos;
  • É de suma importância que a consultoria converse com responsáveis do setor da abertura da nova posição para entender as atividades, assim como do negócio;
  • É relevante que a consultoria apresente relatórios, tanto do andamento do processo, quanto dos perfis encaminhados para a empresa;
  • Entenda a diferença de valores praticados entre as consultorias em um processo seletivo, visto que os prestadores têm maneiras diferentes de trabalhar: alguns apenas encaminham currículos captados, outros fazem seu processo na totalidade (entrevistas individuais, aplicação de testes pagos, inclusão de testes de habilidades da área, entre outros).

 

Quais são as vantagens de se contratar uma consultoria:

  • Redução nos índices de turnover;
  • Maior assertividade nos processos seletivos;
  • Redução no tempo de seleção;
  • Profissionais com expertise na área para efetuar a seleção;
  • Orientação profissional sobre o processo;
  • Garantia do profissional selecionado.

Se você realmente colocar na ponta do lápis os custos que tem com uma seleção, irá verificar que são mais altos do que contratar uma consultoria especializada para realizar, afinal, quanto custa o minuto do seu profissional que realiza essa atividade na empresa? Quanto você está gastando com exames médicos admissionais, demissionais e rescisões? Lembre-se: quem não mede, não conhece.

Para finalizar, empresas que contratam certo (profissionais alinhados com a sua cultura) tem a possibilidade de melhorarem sua imagem perante ao mercado, afinal estas apresentam entendimento do seu negócio e identidade.

Sobre a autora: Maria Luiza Corrêa é Sócia  da Innsere Gestão com Pessoas, Psicóloga, Especialista em Gestão de RH, Coach de Vida e Carreira, Professora de cursos de Pós-graduação. Para entrar em contato e conhecer mais sobre a Innsere escreva para contato@innsereconsultoria.com.br