A locação de máquinas e equipamentos na construção civil é uma solução bastante interessante para reduzir custos e otimizar a realização de obras.
Contudo, antes de fechar um acordo, é importante avaliar as condições do contrato de aluguel com cautela. Afinal, um erro pode atrasar o cronograma e exigir a aquisição de outro equipamento.
Por isso, preparamos uma lista com 5 dicas para contratar uma locação segura e capaz de atingir as expectativas da sua empresa. Confira!
1. Avalie o custo da locação
A locação deve ser utilizada como mecanismo de otimização da atividade empresarial, ou seja, para atingir o mesmo objetivo de uma compra com um custo menor.
Sendo assim, é importante avaliar os preços de ambas as soluções. Isso porque há casos em que uma aquisição pode gerar um gasto inicial superior, mas se tornar vantajosa com o passar do tempo.
Por outro lado, a locação pode eliminar custos adjacentes, como transporte, manutenção, reparos e afins.
Logo, pondere com bastante cautela e realize todos os cálculos antes de contratar com uma locadora.
2. Verifique as condições do equipamento
A locação de máquinas e equipamentos na construção civil jamais pode ser realizada às cegas ou por amostras de produtos em fotografias.
Para saber se o contrato atende as necessidades da empresa, o gestor deve enviar um responsável para conhecer as reais condições do equipamento.
Isso ocorre porque, sem a devida manutenção, essas soluções podem rapidamente perder a qualidade, o que tende a ocasionar sérios problemas, inclusive o desperdício de dias de trabalho.
3. Priorize empresas próximas ao local da obra
Algumas das principais vantagens de locar equipamentos estão relacionadas à logística, uma vez que o transporte de maquinário e equipamentos gera custos para a empresa.
Por isso, a contratação de fornecedores próximos à obra é uma maneira de preservar os benefícios do aluguel, além de facilitar a solução de eventuais problemas com os itens disponibilizados.
Sendo assim, pesquise sobre a localidade da obra para encontrar um parceiro que ofereça uma logística interessante.
4. Treine os colaboradores
Ao pensar em uma locação, é preciso considerar se os colaboradores da empresa estão aptos para a operação dos equipamentos e máquinas contratados, além de identificar os custos de realizar esse treinamento.
Nesse sentido, os itens mais complexos ou com usos mais específicos merecem uma atenção especial. Afinal, muitas vezes será difícil encontrar capacitação para tais soluções.
Na verdade, o melhor é que a própria fornecedora preste o serviço de atualizar os colaboradores ou indique pessoas habilitadas para tarefa, em tais casos.
5. Formalize as obrigações e responsabilidades em um contrato
Após tomar os devidos cuidados referentes à escolha da locadora, as atenções devem se voltar para elaboração de um contrato sólido.
Isso significa desde fixar os deveres de cada contratante até estabelecer as responsabilidades em caso de prejuízos causados por uma conduta inadequada.
Sendo assim, o ideal é que a locação de máquinas e equipamentos na construção civil seja acompanhada por um advogado, a fim de garantir a segurança jurídica do acordo.
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