Autor(a): Dra. Valéria Baião Maragno
Atualmente, com o crescente desenvolvimento e aprimoramento dos recursos tecnológicos, percebe-se que as empresas buscam, cada vez mais, informatizar e utilizar as ferramentas disponíveis neste ramo a seu favor. A internet vez facilitando as relações entre o consumidor e o empresário, principalmente no que tange ao varejo. Desta forma, em razão do constante aumento na utilização da internet para o varejo, algumas características se mostram importantes para que o empresário possa ter um diferencial frente à sua utilização.
Os donos de um dos maiores sites que vende produtos de informática na internet, o Kabum, trazem algumas informações pontuais para que o e-commerce da empresa possa alcançar o êxito esperado. Uma delas é a confiança do cliente, visto que só podem estar no web site informações claras e verdadeiras acerca dos produtos vendidos, das condições de entrega, do prazo, etc, posto que, para que o cliente compre e indique a loja para as outras pessoas, ele tem que ter confiança em quem está comprando, ainda mais quando não se trata de algo físico, mas sim, virtual. Isso inclui a qualidade dos produtos oferecidos, visto que, é dever do comerciante se assegurar de que está vendendo bons produtos.
Outra questão importante é a especialidade do site, na qual os produtos vendidos devem fazer parte de uma mesma categoria, ou seja, não vale a pena vender de tudo, pois isso confunde o cliente, mas sim, desenvolver muito bem determinados tipos de produto, o que torna o web site e a empresa referências naquela área. A principal propaganda de um web site, atualmente, são as redes sociais, utilizá-las a seu favor é primordial. É importante não esquecer que o chamado boca-a-boca sempre faz a diferença, já que a imagem do bom serviço prestado é passada de uma pessoa para a outra.
E ainda, é importante selecionar qual o público alvo do site e tentar sempre tornar os procedimentos de compra os mais simples e seguros possíveis ao consumidor, visto que nem todos nasceram na geração atual que mexe na internet com muita facilidade, utilizando, inclusive, os correios para o envio dos produtos, já que é o sistema mais seguro e conhecido pela sociedade em geral. Por fim, importante se mostra ressaltar que, como a importância do e-commerce é cada vez maior e a utilização do varejo pelo meio virtual está em constante crescimento, serão inseridas modificações no Código de Defesa do Consumidor, adequando também a legislação consumerista à atual realidade, justamente para melhor regulamentar tais questões, visto que este tipo de comércio possui peculiaridades próprias.
Os donos de um dos maiores sites que vende produtos de informática na internet, o Kabum, trazem algumas informações pontuais para que o e-commerce da empresa possa alcançar o êxito esperado. Uma delas é a confiança do cliente, visto que só podem estar no web site informações claras e verdadeiras acerca dos produtos vendidos, das condições de entrega, do prazo, etc, posto que, para que o cliente compre e indique a loja para as outras pessoas, ele tem que ter confiança em quem está comprando, ainda mais quando não se trata de algo físico, mas sim, virtual. Isso inclui a qualidade dos produtos oferecidos, visto que, é dever do comerciante se assegurar de que está vendendo bons produtos.
Outra questão importante é a especialidade do site, na qual os produtos vendidos devem fazer parte de uma mesma categoria, ou seja, não vale a pena vender de tudo, pois isso confunde o cliente, mas sim, desenvolver muito bem determinados tipos de produto, o que torna o web site e a empresa referências naquela área. A principal propaganda de um web site, atualmente, são as redes sociais, utilizá-las a seu favor é primordial. É importante não esquecer que o chamado boca-a-boca sempre faz a diferença, já que a imagem do bom serviço prestado é passada de uma pessoa para a outra.
E ainda, é importante selecionar qual o público alvo do site e tentar sempre tornar os procedimentos de compra os mais simples e seguros possíveis ao consumidor, visto que nem todos nasceram na geração atual que mexe na internet com muita facilidade, utilizando, inclusive, os correios para o envio dos produtos, já que é o sistema mais seguro e conhecido pela sociedade em geral. Por fim, importante se mostra ressaltar que, como a importância do e-commerce é cada vez maior e a utilização do varejo pelo meio virtual está em constante crescimento, serão inseridas modificações no Código de Defesa do Consumidor, adequando também a legislação consumerista à atual realidade, justamente para melhor regulamentar tais questões, visto que este tipo de comércio possui peculiaridades próprias.