Guedert Advogados

Questões importantes no desenvolvimento do e-commerce pela empresa

Autor(a): Dra. Valéria Baião Maragno

Atualmente, com o crescente desenvolvimento e aprimoramento dos recursos tecnológicos, percebe-se que as empresas buscam, cada vez mais, informatizar e utilizar as ferramentas disponíveis neste ramo a seu favor. A internet vez facilitando as relações entre o consumidor e o empresário, principalmente no que tange ao varejo. Desta forma, em razão do constante aumento na utilização da internet para o varejo, algumas características se mostram importantes para que o empresário possa ter um diferencial frente à sua utilização. 
Os donos de um dos maiores sites que vende produtos de informática na internet, o Kabum, trazem algumas informações pontuais para que o e-commerce da empresa possa alcançar o êxito esperado. Uma delas é a confiança do cliente, visto que só podem estar no web site informações claras e verdadeiras acerca dos produtos vendidos, das condições de entrega, do prazo, etc, posto que, para que o cliente compre e indique a loja para as outras pessoas, ele tem que ter confiança em quem está comprando, ainda mais quando não se trata de algo físico, mas sim, virtual. Isso inclui a qualidade dos produtos oferecidos, visto que, é dever do comerciante se assegurar de que está vendendo bons produtos.
Outra questão importante é a especialidade do site, na qual os produtos vendidos devem fazer parte de uma mesma categoria, ou seja, não vale a pena vender de tudo, pois isso confunde o cliente, mas sim, desenvolver muito bem determinados tipos de produto, o que torna o web site e a empresa referências naquela área. A principal propaganda de um web site, atualmente, são as redes sociais, utilizá-las a seu favor é primordial. É importante não esquecer que o chamado boca-a-boca sempre faz a diferença, já que a imagem do bom serviço prestado é passada de uma pessoa para a outra.
E ainda, é importante selecionar qual o público alvo do site e tentar sempre tornar os procedimentos de compra os mais simples e seguros possíveis ao consumidor, visto que nem todos nasceram na geração atual que mexe na internet com muita facilidade, utilizando, inclusive, os correios para o envio dos produtos, já que é o sistema mais seguro e conhecido pela sociedade em geral. Por fim, importante se mostra ressaltar que, como a importância do e-commerce é cada vez maior e a utilização do varejo pelo meio virtual está em constante crescimento, serão inseridas modificações no Código de Defesa do Consumidor, adequando também a legislação consumerista à atual realidade, justamente para melhor regulamentar tais questões, visto que este tipo de comércio possui peculiaridades próprias.