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Conheça 5 dicas de gestão para o varejo

Quem é varejista sabe que a sua rotina é um pouco mais complicada do que comprar e vender produtos com bons lucros. No entanto, esta não é a realidade da maioria das empresas.

No post de hoje, vamos dar cinco dicas de gestão para o varejo a fim de melhorar a sua rentabilidade. Acompanhe!

1. Melhore o planejamento

Uma gestão para o varejo deve contar com um planejamento eficaz que leve em consideração os processos listados abaixo:

Previsão de vendas

A previsão de vendas evita que o varejista compre mais produtos do que o necessário ou que deixe de atender um cliente por falta do suprimento.

Para isso é necessário fazer um levantamento das vendas passadas a fim de que o cálculo dos materiais que realmente precisem ser comprados sejam feitos com maior precisão, diminuindo assim, o prejuízo.

Giro de estoque

Este planejamento serve para que o varejista saiba quanto tempo o seu estoque pode durar atendendo determinado volume de vendas e assim minimizar o prejuízo de não fechar negócio por não possuir determinado produto.

É também através dele que temos o cálculo de quais itens vendem melhor e devem ser comprados com mais frequência, e quais possuem uma rotatividade menor, devendo ser comprados com mais espaço de tempo.

Bom relacionamento com os fornecedores

Para que o varejista tenha uma boa oferta de produtos que atendam as necessidades de seus clientes é necessário manter um leque de opções de fornecedores que cumpram os requisitos, como o preço, qualidade, condições de pagamento e pontualidade na entrega.

Ao definir quem pode fornecer os produtos necessários para que a empresa venda bem, os varejistas ampliam suas opções de compra e tem maior poder de negociação nas condições de pagamento, obtendo mais descontos e, consequentemente, ampliando os seus lucros.

2. Faça uma boa divulgação

“Quem não é visto, não é lembrado”, esse conhecimento popular traduz o que acontece com varejistas que não investem em divulgação.

Nos tempos atuais em que as redes sociais estão a todo momento levando propagandas e novos nomes aos possíveis consumidores, uma empresa que vende no varejo deve investir em uma boa comunicação com seus clientes, mostrando suas novidades e diferenciais para estimular a compra.

O boca a boca é uma ferramenta eficaz, porém, o seu alcance ainda é muito reduzido e devagar, sobretudo quando se quer expandir os seus negócios. Portanto, foque em divulgação de massa, por meios como o Facebook, Instagram e outras redes que atinjam o seu público alvo.

3. Mantenha a qualidade do ambiente de trabalho

Atualmente, um dos requisitos essenciais para os trabalhadores é que o seu empregador ofereça uma boa qualidade no ambiente de trabalho e consequentemente de vida.

Investir em um plano de carreira com regras bem definidas, capacitação profissional, eventos que demonstrem o reconhecimento da empresa pelo trabalho desenvolvido por seus funcionários, são maneiras simples de estimular o melhor de seus empregados e, sendo assim, ter resultados positivos.

4. Invista na formação dos gestores

O gerente tem a função de gerir os seus funcionários, motivando a buscarem sempre o melhor de si e mantendo a competição saudável entre eles.

Portanto, os gestores devem ter além de conhecimento técnico habilidades para lidar com pessoas, não ser apenas um chefe mas um líder para a sua equipe e, para isso, é necessário investir continuamente em sua capacitação profissional.

5. Diminua a rotatividade profissional

Um dos maiores gastos que o setor de varejo possui é o de admissão e demissão, uma vez que possui um dos maiores índices de rotatividade profissional do mercado.

Admitir e treinar um funcionário que fica apenas alguns meses trabalhando significa um prejuízo de tempo e dinheiro que os varejistas não podem ter.

A alta rotatividade também afeta o número de possíveis reclamações trabalhistas, uma vez que funcionários insatisfeitos tendem a processar mais os seus ex-empregadores, além de influenciar diretamente na qualidade do serviço prestado.

Portanto, uma boa gestão para o varejo implica em aprender a reter os seus talentos, remunerando-os melhor e oferecendo boas perspectivas de crescimento profissional.

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