Autor(a): Dra. Patrícia R. de Menezes Castagna
É notório o crescimento da construção civil nos últimos anos no país. O Sindicato da categoria em São Paulo estima um crescimento de 10%. Por essa razão, o setor alavancou o crescimento econômico no Brasil.
Por conta da atual realidade de crescimento, grandes investimentos vêm sendo realizados por parte do governo ou do setor privado, aumentando consideravelmente a quantidade de construtoras.
Diante da concorrência, as construtoras estão contratando profissionais cada vez mais capacitados e utilizando materiais de construção de qualidade para chamarem a atenção do consumidor. Contudo, tais iniciativas não são suficientes quando se trata de construção civil, especialmente no mercado atual, onde os clientes estão cada vez mais exigentes e procuram empresas que tenham certificação profissional.
Tais certificações têm como finalidade garantir aos clientes a qualidade de todos os processos de execução de obras, que passam a ter um rígido controle de qualidade, garantindo a realização do sonho da compra de um imóvel pelo consumidor de pequeno, médio e alto padrão.
Para uma empresa receber o selo de qualidade ISO9001, por exemplo, são avaliados requisitos como a capacitação dos colaboradores; o ambiente de trabalho; a satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores; a qualidade de materiais, produtos, processos e serviços.
A certificação garante à construtora organização, produtividade e confiabilidade perante os clientes e aumenta a competitividade nos mercados nacional e internacional. Para receber o ISO9001, a empresa passa por uma auditoria, realizada por uma entidade externa independente, que é realizada anualmente.
Já para receber o selo PBQP-H Nível A (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), específico para empresas do segmento da construção civil e concedido depois da emissão do SIAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil), é verificada a conformidade de sistemas de gestão da qualidade em níveis ou estágios definidos conforme a especialidade técnica das empresas do setor de sérvios e obras atuantes na construção civil.
As certificações, portanto, têm como objetivo contribuir para a evolução da qualidade, produtividade e sustentabilidade no setor, de modo que as construtoras que as têm certamente se tornam mais atrativas ao consumidor, além de é claro, diminuírem o número de demandas judiciais relacionadas, por exemplo, à má qualidade do material empregado na obra.