Quando ouvimos o termo Controladoria, rapidamente remetemo-nos a um cenário Administrativo, Financeiro e Contábil de empresas de um modo genérico.
Realmente, em sua conceituação original, Controladoria é o setor responsável pela modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelos de gestão das organizações, a fim de suprir de forma adequada as necessidades de informação dos gestores conduzindo-os durante o processo de gestão a tomarem melhores decisões, sendo elas no âmbito financeiro ou contábil, quando da administração de seu negócio.
Atualmente, tais departamentos vêm sendo implantados também em escritórios de advocacia de médio e grande porte, como no Guedert Advogados Associados. Na área jurídica a Controladoria é responsável por implementar sistemas de controles internos, otimizando o cumprimento e acompanhamento dos prazos, bem como a organização de rotinas que minimizem falhas e “surpresas” às quais nenhuma organização deseja se submeter.
Neste mesmo liame, para se manter em alto nível competitivo, devem os gestores de escritórios de advocacia modernizar-se, ter uma gestão de qualidade e de riscos, um back office estrutural eficiente, definir a visão, a missão, os valores e as metas a serem alcançadas por cada setor interno do escritório, bem como investir em treinamento e na atualização dos profissionais que ali laboram, visando sempre o melhor nível quando da prestação de serviços aos seus clientes.
Deste modo, escritórios de advocacia que possuem Controladoria Jurídica estruturada, sempre comandada por um advogado Controller, garantem suporte aos setores internos de produção intelectual, possibilitando maior segurança jurídica, efetividade, qualidade e agilidade na prestação do serviço. É uma nova modalidade de gestão empresarial unida à jurídica, que se torna responsável pela melhora na qualidade do serviço prestado aos clientes.
Outra função da Controladoria Jurídica em escritórios de advocacia é garantir acesso pleno a informações que garantam não só a melhor gestão do próprio escritório, mas também gestão estratégica do cliente, através da emissão de relatórios diversos que demonstrem ao cliente a realidade das demandas acometidas por seu negócio ou até mesmo o levantamento de informações dos riscos e contingenciamentos diversos.
Com acesso a informações sistematizadas sobre as demandas judiciais é possível que o cliente empresarial planeje melhor suas ações preventivas, por exemplo. Tal acesso a esse tipo de informações da área jurídica também permitem ao cliente analisar melhor os riscos e tomar decisões mais fundamentadas, bem como administrar melhor eventual passivo e até mesmo minimizá-lo.
Assim, conclui-se que a advocacia vem evoluindo de maneira rápida e essa constante evolução torna mais acirrada a competitividade entre os escritórios de advocacia e somente conseguirá se manter neste mercado quem for diferente do habitual. E para os clientes, poder contar com um escritório que possua a estrutura da Controladoria Jurídica, significa ter acesso a informações estratégicas que amparem melhores decisões na gestão do negócio do cliente, bem como ter um serviço jurídico prestado com mais segurança, certeza, eficiência e qualidade.
Ana Caroline Dias é advogada Controller, responsável pela Controladoria Jurídica no Guedert Advogados Associados.