Guedert Advogados

Como evitar processos trabalhistas recorrentes?

As relações de trabalho podem ser extremamente conflituosas e rapidamente se transformarem em processos judiciais. Fica então a dúvida: será possível evitar processos trabalhistas, especialmente aqueles recorrentes? E caso positivo, como fazer isso?

A verdade é que a muitas ações trabalhistas podem ser evitadas com as estratégias certas e atenção aos temas mais sensíveis ao longo das relações de trabalho.

Quer saber como evitar processos trabalhistas recorrentes? Siga a leitura e conheça quais as ações mais comuns na Justiça do Trabalho e descubra como evitá-las.

 

Os processos mais comuns na Justiça do Trabalho

Segundo dados do final de 2021, os temas mais comuns em ações trabalhistas são os seguintes:

 

Horas Extras

Um tipo de discussão que pode custar muito caro para as empresas. Permitir que os empregados trabalhem em regime de horas extras é plenamente possível. Porém é fundamental que a empresa tenha uma estratégia e diretrizes para isso.

Muitas vezes a ideia de que um controle paralelo ou o pagamento por fora são formas de economizar é exatamente o que causa os maiores problemas e prejuízos. Uma boa orientação legal e o uso de ferramentas como banco de horas é sempre a melhor saída para evitar passivo e condenações.

 

Insalubridade

Outro tema extremamente recorrente é o pedido de pagamento de adicional de insalubridade. Aqui, o ideal é manter uma boa comunicação com os empregados apontando se há ou não insalubridade na atividade.

Vale lembrar que insalubridade é uma questão técnica, então a primeira providência é ter os documentos técnicos em dia. Além disso, como apontado, é fundamental comunicar aos empregados quais as regras e os motivos de algumas atividades receberem ou não o adicional.

 

Danos morais

O pedido de danos morais pode ter infinitos fundamentos e engana-se quem pensa que o empregado sempre tem o pedido acolhido.

Uma boa comunicação interna e lideranças bem treinadas são os melhores investimentos para evitar esse tipo de condenação. Isso se torna ainda mais importante diante do fato de que condenações por danos morais podem alcançar valores significativos.

E mais, um acompanhamento jurídico especializado na defesa de empresas em ações trabalhistas é fundamental.

 

Como evitar processos trabalhistas recorrentes

Estar em dia com as alterações das leis trabalhistas, fiscais e previdenciárias é primordial para se fazer uma gestão de qualidade. A construção de uma boa relação com os empregados começa ainda na elaboração de um contrato de trabalho estratégico. 

Por isso, é muito importante que o contrato de trabalho seja customizado. Para cada empresa são necessárias cláusulas específicas e o uso de modelos prontos pode custar caro no final. O investimento em serviços de um escritório especializado no atendimento empresarial trabalhista é certeza de retorno em segurança e redução de passivo.

Já para evitar ações recorrentes é fundamental ter um acompanhamento jurídico que olhe tanto para ações trabalhistas já existentes como também para práticas diárias da empresa. Só assim sua empresa poderá fazer ajustes que evitem ações ou, minimamente, aumentem exponencialmente as chances de improcedências.