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Definição e cobrança de metas: um direito da empresa

No contexto competitivo do mercado atual, estabelecer metas claras e tangíveis é crucial para a evolução e crescimento de uma empresa. A cobrança de metas não é apenas uma prática legítima, mas essencial para garantir a produtividade e o alinhamento das equipes aos objetivos empresariais. 

Muitas vezes, porém, até mesmo os gestores se perguntam se é possível estabelecer e cobrar metas, já que elas impõem certa pressão por produtividade e resultado aos empregados. 

Acompanhe para entender.

A empresa pode cobrar metas?

Sim, a empresa tem todo o direito de estabelecer metas para seus colaboradores. Esta é uma prática comum que visa otimizar a produção e maximizar os resultados. 

Esta ação é protegida pela legislação brasileira através do que é conhecido como ‘poder diretivo do empregador’, que concede ao empregador a prerrogativa de dirigir a prestação de serviços segundo seu critério.

Da Motivação ao Excesso: A Sensibilidade na Definição de Metas

No uso de metas, o primeiro cuidado deve ser ao defini-las.

Para que a prática da empresa esteja alinhada com a legislação, as metas estabelecidas devem ser realistas e atingíveis. Ou seja, devem estar alinhadas à capacidade de cada colaborador e ao volume de trabalho que é razoável para se esperar do empregado, equipe ou setor.

Na ânsia de gerar maior motivação, muitas empresas acabam por estabelecer metas que fogem da realidade do trabalho. Nesses casos a principal consequência será o desengajamento da equipe.

Metas estabelecidas fora da realidade também abrem caminho para que a cobrança extrapole os limites. Porém, as metas podem e devem ser desafiadoras, até para que representem verdadeiro avanço na produtividade ou resultados.

Encontrar esse equilíbrio é um exercício importante para toda empresa.

Treinando a Liderança: A Arte da Cobrança Equilibrada

Para garantir que as metas estabelecidas pela empresa sejam cobradas de forma adequada e eficiente, é essencial treinar a liderança. Esse é, certamente, um dos melhores investimentos em prevenção que uma empresa pode fazer.

Os líderes precisam entender a importância de uma cobrança equilibrada. Devem ser capazes de motivar e apoiar seus subordinados para alcançar os objetivos da empresa, mas sem criar um ambiente de trabalho prejudicial.

Para isso, treinamentos de liderança e workshops de gestão podem ser ferramentas valiosas. Além disso, é fundamental que os líderes sejam treinados para ter boas habilidades de comunicação, garantindo que a busca pelas metas seja até mesmo efetiva para a empresa.

Identificando a cobrança de metas abusivas

Mais importante do que as metas é a forma como elas são cobradas. Uma empresa pode ter uma meta excessivamente alta, porém se não houver cobrança, isso pouco representará problema.

A questão delicada se mostra quando a cobrança das metas vai além dos limites do que é permitido no poder diretivo do empregador. A linha entre a cobrança efetiva de metas e a abusividade pode ser tênue. 

Exigir um esforço além do razoável pode ser considerado abusivo, como pode exemplo extrapolar o limite diário de horas a serem trabalhadas ou exigir trabalho em dias de descanso para que a meta seja atingida – sem a devida compensação. 

Além disso, gritos, humilhações, ameaças ou qualquer tipo de comportamento que cause constrangimento será considerado abusivo. Essas práticas, antes muito comuns, hoje são mais raras, mas ainda existem empresas que têm essa cultura. Esse cenário, certamente acaba por resultar em danos morais, que posteriormente podem ser tema de ações trabalhistas.

Aqui o alerta principal é que os gestores responsáveis pela cobrança mais direta das metas sejam acompanhados, de modo que a empresa não se veja diante de uma situação causada por um líder sem o devido preparo para cobrar as metas estabelecidas.

Cuidados práticos na cobrança de metas

Veja alguns cuidados práticos que empresas podem ter ao definir e cobrar metas:

Tenha um programa escrito

Um programa de metas organizado e escrito é um grande aliado da empresa, inclusive para provar quais eram as metas, como foi a evolução do empregado ou equipe e quais os benefícios pelo atingimento das metas. 

Ter o processo de definição e cobrança de metas registrado é fundamental tanto para o acompanhamento, como também para demonstrar em caso de eventual questionamento em ação judicial qual era a prática da empresa em relação a metas.

Informe o propósito

Uma equipe que entende o propósito das metas certamente estará muito mais engajada em atingi-las. Uma excelente ferramenta para isso é o pagamento de participação nos lucros e resultados ou de premiações, ambos programas excelentes tanto para a empresa, como também para os empregados. 

Tenha acompanhamento jurídico especializado

Um advogado especializado no atendimento trabalhista empresarial estará preparado para auxiliar a empresa na definição e cobrança de metas, sem perder de vista que o atingimento de metas é fundamental para a saúde do negócio. Mais do que apontar “proibições” , esse profissional ajudará a empresa a analisar riscos, optar pelas melhores estratégias e poderá até mesmo oferecer soluções que resultem em economia.

Para saber mais sobre como nós, do Guedert Advogados, podemos ajudar sua empresa, entre em contato conosco e agende uma reunião com nosso time jurídico.

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