Fonte: Revista Consultor Jurídico, 11 de fevereiro de 2013
O fenômeno está relacionado a um conjunto de fatores, como o aperfeiçoamento da Justiça trabalhista, a maior proatividade dos sindicatos e os avanços tecnológicos, segundo avaliação do supervisor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-SC), José Álvaro Cardoso.
Porém, ele acredita que o fator fundamental para o aumento da demanda seja a manutenção da taxa de desemprego em 5,5%, a menor desde 2002, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “A escolarização da sociedade vem aumentando e isso possibilita uma maior consciência dos direitos trabalhistas”, avaliou.
——————————
Esses números mostram como cada vez mais é fundamental que as empresas tenham assessoria jurídica especializada na área trabalhista, realizando trabalho preventivo, o que também traz resultado positivo no caso de ajuizamento de ações trabalhistas. A equipe do Guedert Advogados Associados está preparada para prestar acompanhamento jurídico trabalhista em todas as fases necessárias – tanto preventiva como no contencioso – trazendo ótimos resultados ao empresariado.