Empresas familiares são a maioria no Brasil. Porém, poucas delas sobrevivem à primeira sucessão — e menos ainda à segunda. Isso se deve muito à ausência de um plano de sucessão familiar nesse tipo de organização.

No post de hoje, vamos mostrar como criar esse planejamento para a sua empresa. Confira!

O que é uma empresa familiar

Empresas familiares são aquelas criadas geralmente pelo(a) patriarca/matriarca de uma família com o objetivo de gerar renda para suprir as necessidades financeiras. Dessa forma, o poder de decisão nesse tipo de organização fica nas mãos da família que a controla, assim como a maior parte dos votos.

As maiores vantagens de uma empresa familiar estão relacionadas à confiabilidade dos funcionários e gestores, comprometimento e transmissão de conhecimento. Isso porque, por ser dirigida e empregar funcionários que fazem parte da mesma família, todos costumam se comprometer mais com o crescimento do negócio.

Porém, o fato de existir um laço de ligação afetiva com a empresa faz com que ela se torne um negócio extremamente complexo. As relações pessoais e profissionais costumam se misturar, o que leva à tomada de decisão de forma menos objetiva. Além disso, há uma tendência à informalidade e menor profissionalização do negócio.

Dessa forma, entre os diversos problemas de gestão que podem ser decorrentes dessa situação em uma empresa familiar, um deles é a ausência de um plano de sucessão. Entenda agora a importância desse tipo de planejamento para a sua empresa.

A importância do plano de sucessão familiar

Criar um plano de sucessão familiar para a sua empresa deixa esse processo mais leve e efetivo. Por meio de um planejamento prévio, você é capaz de capacitar o sucessor a longo prazo, de forma a prepará-lo para assumir suas funções no futuro. Além disso, garante a continuidade do negócio, uma vez que permite que a sucessão seja realizada de forma coerente com os objetivos estratégicos da empresa a longo prazo.

O plano de sucessão familiar também evita conflitos familiares e dentro da empresa. Isso porque a sucessão passa a ser baseada no desempenho e capacidade do indivíduo para assumir o cargo. Também aumenta a transparência do processo, o que diminui o nível de insatisfação dos outros membros da família.

Como criar um plano de sucessão familiar

Existem alguns passos que podem ser seguidos pela sua empresa para a criação de um plano de sucessão. Entenda agora quais são eles!

Mapeie interesse

O primeiro passo para garantir uma sucessão de qualidade é identificar membros que possuem interesse em gerir o negócio da família. Dessa forma, você consegue envolver todos na decisão sobre quem deve ser capacitado e preparado para se tornar o próximo gestor do negócio.

Inicie com antecedência

Não adianta iniciar o plano de sucessão quando ela já é necessária e inadiável. É importante avaliar o posicionamento do negócio, seus objetivos a longo prazo e uma possível data para a troca de gestores. Dessa forma, o processo fica mais leve e coerente com o crescimento do negócio no futuro.

Seja realista

Avalie os possíveis futuros gestores de maneira objetiva e imparcial. Dessa forma, você consegue tomar uma decisão de acordo com as capacidades de gestão de cada um dos interessados no cargo. Isso garante profissionalização da gestão e aumenta os seus resultados a longo prazo.

Capacite

Ao escolher o próximo sucessor e definir uma data para a possível troca de gestão é necessário iniciar um plano de capacitação e desenvolvimento de competências para quem assumir a função. Isso porque gerir uma empresa familiar é uma tarefa complexa, que exige conhecimento tanto da realidade e cultura da empresa, como de conceitos de administração e gestão.

Conte com a ajuda de especialista

Encontrar profissionais capacitados e prontos para ajudar na criação de um plano de sucessão é essencial para garantir o sucesso desse empreendimento. Dessa forma, busque empresas e profissionais com conhecimento e experiência na área para auxiliar nesse planejamento tão importante para os negócios.

Agora, você já sabe que um plano de sucessão familiar garante o sucesso do negócio e traz resultados importantes para sua empresa e sua família. Se esse post foi útil para você, compartilhe nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso ao conteúdo!

Share This