Por Bárbara Guedert Proença, advogada

Muitos empresários acreditam que, para manter a empresa organizada e cumprir regularmente com todas as obrigações legais, basta contratar um escritório de contabilidade. Porém, esse pensamento é equivocado. Contar com uma assessoria jurídica é imprescindível e para o sucesso de qualquer negócio.

No Brasil, a legislação muda com frequência e é necessário estar atento às inovações e às obrigações para evitar problemas. Da mesma forma, também é muito importante contar com um advogado antes de assinar contratos e firmar acordos.

Então, no texto de hoje, vamos listar algumas razões pelas quais vale a pena contar com uma equipe qualificada de advogados:

Segurança nas ações rotineiras

Ter o apoio de uma assessoria jurídica permite que você tenha mais segurança quando for firmar contratos e parcerias com outras pessoas jurídicas ou físicas. Além disso, será possível conversar com profissionais especializados e se informar sobre as cláusulas contratuais e os possíveis abusos e ilegalidades.

Essa consultoria também é essencial para que você tome decisões conscientes no que se refere ao cumprimento da legislação trabalhista e consumerista. Como a lei é muito protecionista, qualquer atitude equivocada pode gerar problemas e prejuízos financeiros.

Eficiência no planejamento tributário

Os profissionais do ramo do direito são essenciais para o planejamento eficiente das suas ações tributárias. Com o apoio de um corpo técnico qualificado, você poderá planejar o momento certo de realizar os pagamentos, conhecer os casos de isenção e de benefícios, pensar em medidas lícitas para reduzir a carga tributária etc.

Lembre-se: é preciso muito conhecimento para definir o melhor caminho a ser adotado. Afinal, qualquer irregularidade pode fazer com que a sua empresa sofra penalidades e multas em razão de fraudes ou sonegação fiscal.

Redução de custos com ações judiciais

Com o apoio preventivo e a redução dos riscos de descumprimento das normas legais, você certamente não será demandado em muitas ações judiciais, o que reduzirá as suas despesas com honorários advocatícios, custas judiciais, multas e indenizações.

Além disso, não será necessário contratar um advogado para uma única causa, o que normalmente custa mais caro e gera mais transtornos, já que terá que passar todo o histórico da sua empresa a uma pessoa que não acompanha a rotina e não conhece os procedimentos internos.

Diferencial competitivo

Acredite: contar com uma boa assessoria jurídica te coloca em posição de destaque no mercado. Isso porque, com ações bem pensadas e com maior segurança, você reduzirá despesas desnecessárias, saberá quando e como investir, prestará um serviço mais eficiente e terá menos medo de se impor aos clientes e aos funcionários em casos de abusos.

Isso sem contar sua credibilidade. Os seus clientes, parceiros e fornecedores criarão uma imagem positiva da sua empresa ao perceberem que você tenta agir dentro da lei e tem a intenção garantir os seus direitos sem prejudicar os deles.

O sucesso de um negócio está relacionado a vários fatores: qualidade do serviço, organização, atendimento etc. Se conseguir pensar com calma, vai perceber que uma assessoria jurídica poderá contribuir para melhorar todos esses pontos e vários outros!

Esse texto te ajudou? Então deixe aqui seu comentário e cadastre-se na nossa newsletter.

Share This