Ao gerir um negócio, o empresário tem que se preocupar com várias questões relacionadas à administração da companhia. São vários detalhes que não podem passar despercebidos para garantir a lucratividade e bom andamento da empresa.

Uma questão essencial está relacionada à observância e ao atendimento das normas previstas na legislação, que podem acarretar consequências negativas quando não cumpridas. Para isso, uma boa assessoria jurídica é fundamental.

Para explicar melhor os benefícios dessa contratação, preparamos este post com 5 vantagens do assessoramento jurídico nas empresas. Confira!

1. Gestão preventiva

Com um assessoramento jurídico nas empresas, busca-se prevenir potenciais litígios e problemas futuros em relação às exigências legais. Muitos empresários pensam no advogado apenas como meio para solução de uma questão jurídica, entendendo que outros gastos com uma contratação de assessoria jurídica são desnecessários.

Contudo, é importante saber que a advocacia tem uma função de consultoria e prevenção, servindo como meio de evitar os problemas, e não apenas buscar soluções para os já existentes.

A organização deve lidar com clientes, empregados, fornecedores e órgãos públicos para garantir o funcionamento do negócio. Por meio do assessoramento jurídico, o escritório contratado atua analisando contratos, legalidade das decisões, cumprimento das obrigações legais etc., indicando o melhor caminho para atender às normas legais.

2. Elaboração de um bom planejamento

Um ponto fundamental para o crescimento de qualquer negócio é o planejamento. Ou seja, o empresário deve sempre, ao tomar decisões, planejar pensando no futuro do empreendimento e o que seria mais benéfico, como obtenção de lucro, captação de clientes, menos ações judiciais etc.

Um ponto fundamental é em relação à legislação aplicada às empresas e às relações entre particulares. Ao fazer um estudo a respeito da potencial margem de lucro, deve-se também atentar ao que deve ser pago como imposto, taxas, contribuições entre outros pagamentos ao Estado.

Nessas horas um assessoramento jurídico é fundamental, pois somente um profissional especializado na área terá o conhecimento necessário para que se acompanhe e calcule essas obrigações legais, podendo haver um planejamento eficiente e com segurança em relação ao negócio.

3. Eficiência na solução de problemas

Ao contar com um assessoramento jurídico cria-se uma rotina que permite um maior conhecimento do escritório contratado em relação aos procedimentos da empresa. Dessa forma é possível apresentar soluções e alternativas com maior eficiência.

Ainda, estando por dentro das negociações e demais rotinas, o escritório poderá identificar possíveis problemas e trabalhar nas soluções com rapidez, aumentando as chances de resolver a questão antes do início de uma demanda judicial, possibilitando a redução de prejuízos.

4. Avaliação constante dos impactos nas relações comerciais

Contando com um escritório para consultoria jurídica, atuando com o planejamento e soluções de problemas, a empresa terá a sua disposição profissionais capacitados para analisar e dar pareceres sobre a viabilidade e impactos das relações comerciais da organização.

Com isso, o empreendimento terá mais segurança em relação aos seus negócios, pois o escritório analisará todas as documentações e fatores de risco necessários, além de poder auxiliar na negociação.

Ainda, além das questões negociais, o empresário poderá esclarecer as suas dúvidas a respeito de outros procedimentos, como demissão de funcionários, pagamento de tributos e outras questões legais.

5. Redução de custos

Com as vantagens já apresentadas, uma consequência — e outra vantagem — de contar com uma assessoria jurídica contínua é a redução de custos. Mesmo que esse serviço gere uma despesa, a atuação preventiva reduz os riscos e os gastos relativos a processos judiciais, negócios jurídicos mal celebrados, multas administrativas e outras complicações.

Ainda, sendo um serviço contínuo, é possível negociar valores que sejam vantajosos tanto para o empreendimento, quanto para o escritório que prestar o serviço. É preciso encarar esse gasto como um investimento, que trará vantagens e melhorias para o negócio.

Então, gostou deste post? Se quiser conhecer outras vantagens e saber mais detalhes sobre como funciona o assessoramento jurídico nas empresas, entre em contato com a gente!

 

O objetivo do nosso blog é a troca de informações e a difusão de conhecimento jurídico com linguagem acessível. Nesse espaço, não prestamos qualquer tipo de consultoria ou análise de casos específicos.

Share This