Gerir uma empresa dá muito trabalho, exige dedicação, conhecimento e tempo. Por ser assim, contar com uma assessoria jurídica é essencial para a redução do número de erros, e terceirizar o seu departamento jurídico pode ser uma opção.

Ao contratar profissionais internos, você precisará disponibilizar uma sala própria, comprar material de trabalho e equipamentos, cumprir as leis trabalhistas etc.

Já com a terceirização, você poderá contar com uma equipe mais variada e não terá nenhuma das preocupações acima. Veja as vantagens:

Redução de custos

Conforme mencionamos brevemente na introdução, montar uma equipe interna envolve muitas despesas e demanda muito tempo. Além disso, é complicado ter que treinar um profissional e ter que arcar com um substituto em tempos de férias, licenças etc.

Ao contratar um escritório terceirizado você terá apenas o valor mensal estabelecido no contrato e não precisará se preocupar em organizar um espaço, comprar material de trabalho, assinar carteira etc.

Esse valor economizado poderá ser investido em outras áreas e outras ações que incentivarão o crescimento do seu negócio.

Equipe qualificada e especializada em diversas áreas

Os escritórios de advocacia com atuação voltada para empresas possuem equipes em diversos ramos: trabalhista, empresarial, tributário, consumidor etc. Isso significa que para cada demanda você terá um profissional qualificado à disposição.

Como o direito possui vários segmentos e as alterações legislativas são frequentes, quanto mais especializado for o profissional, mais chances de êxito ele terá, afinal, é preciso conhecer estratégias, ter tempo para estudar etc.

Em um setor interno isso não acontece, afinal, como você contratará um ou dois funcionários, eles terão que se esforçar para administrar toda a demanda e terão mais chances de incorrer em erros.

Profissionais com ampla experiência

Ao contratar um escritório você terá acesso a profissionais que atuam para várias empresas e empreendimentos, com isso, eles possuem uma experiência mais ampla e diversificada, o que pode agregar qualidade aos serviços prestados para você.

Por trabalharem em vários setores, eles conseguem reunir informações diferentes, acompanhar as novidades do mercado e da legislação, comparar casos isolados etc.

Com isso, é natural que eles ofereçam um suporte diferenciado e agreguem mais valor às suas demandas.

Sigilo

Outra questão interessante está relacionada ao sigilo. Ainda que os advogados contratados para trabalhar dentro da sua empresa sejam discretos, eles convivem com outros funcionários, o que pode gerar conflitos em relação a informações sigilosas ou a interesses particulares.

Ao contratar um escritório terceirizado esse relacionamento será mais distante, já que os advogados entrarão em contato diretamente com você ou com algum funcionário apenas para informações e troca de documentos.

Com isso, suas informações relevantes e sigilosas ficarão mais resguardadas, o que é essencial para a sua segurança.

Tranquilidade

Essa é uma parte essencial! Não será necessário conferir as tarefas, organizar planilhas de férias e de substituição, preocupar com demissão ou contratação de um novo profissional.

Ao optar por terceirizar o departamento jurídico sua única responsabilidade será escolher bem um escritório para te representar. O gestor desse escritório que terá que se preocupar com o restante, caso queira que você se transforme em um cliente fiel.

Esse texto te ajudou? Então assine nossa Newsletter e continue recebendo as nossas postagens em primeira mão!

Share This