O empresário, muitas vezes, enxerga a lei como uma inimiga. A legislação e suas infindáveis exigências, os órgãos públicos e as suas constantes burocracias parecem adversários do lucro e do crescimento empresarial.

Essa antipatia faz com que diversas empresas tenham essa mesma visão sobre quem pode lhes prestar uma consultoria jurídica. A verdade, porém, é que a contratação de uma consultoria jurídica competente pode ser um fator determinante para o sucesso de sua empresa.

Principalmente para pequenos e médios negócios, uma condenação inesperada na Justiça do Trabalho, um contrato assinado sem as devidas garantias ou uma fiscalização do órgão ambiental ou consumerista podem representar o fechamento do empreendimento.

Sabendo disso, vamos apresentar os benefícios de contratar uma assessoria jurídica que lhe dê segurança e minimize os riscos da sua firma. Então, leia até o final!

Antecipar os riscos e possibilitar um planejamento

Não adianta nada fazer um bom plano de negócio, investir horas e mais horas de trabalho para fazer a empresa dar certo e ser surpreendido por uma fiscalização e ser multado em milhares de reais, tendo o empreendimento inviabilizado.

Com uma consultoria jurídica, esse risco é antecipado e pode ser até mesmo quantificado.

O consultor fará uma auditoria na sua empresa, levantando todos os pontos fracos e indicando as melhores soluções para cada caso.

A assessoria vai poder afirmar o que deve ser adequado em sua empresa e qual o risco de não seguir exatamente o que a lei ordena, tornando possível que você planeje as adequações e deixe a sua empresa totalmente legal no menor espaço de tempo possível.

Pagar menos impostos e economizar com verbas trabalhistas

Não são poucas as empresas que não fazem qualquer planejamento tributário.

O empresário acaba assumindo o papel do setor financeiro da empresa e, por falta de conhecimento, acata todas as cobranças do fisco sem se informar se há melhor maneira de arcar com os impostos ou outra forma de organização societária que traga uma carga tributária menor.

Desinformado, é prejudicado com altos custos das cobranças administrativas.

Dúvidas trabalhistas também não são menos recorrentes. A simples leitura da CLT não supre todas as incertezas do empresário nem traz todas as informações necessárias para tocar um setor de recursos humanos.

Muitas regras do direito do trabalho foram criadas por reiteradas decisões dos tribunais ou estão expressas em acordos coletivos, aos quais o texto da CLT não faz a menor referência.

Além de seguir as nossas dicas de como prevenir o passivo trabalhista na sua empresa, é recomendável ter uma consultoria jurídica especializada para lhe levar todas essas informações e evitar imprevistos.

Ser informado de todas as alterações normativas relativas ao seu negócio

Há setores empresariais que estão sob forte controle governamental. O setor de transportes, a indústria de beneficiamento de insumos agropecuários, a prestação de serviços de educação e até mesmo um simples restaurante sofrem constantemente com as alterações das normas dos órgãos fiscalizadores.

A única forma de se manter informado sobre todas essas mudanças é contando com uma consultoria que esteja constantemente atualizada e em contato permanente com o empresário.

Está convencido de que uma consultoria jurídica pode mudar os rumos da sua empresa? Então cadastre-se na nossa newsletter e receba automaticamente os nossos próximos posts.

O objetivo do nosso blog é a troca de informações e a difusão de conhecimento jurídico com linguagem acessível. Nesse espaço, não prestamos qualquer tipo de consultoria ou análise de casos específicos.

Share This