Para muitas pessoas, contar com a ajuda de profissional da área jurídica é sinônimo de problema, seja pela falta de retorno do advogado com informações do processo ou pela demora para a realização do serviço combinado, entre outros.

No entanto, essas características demonstram que a qualidade do escritório contratado não é boa. Por isso, equipes que visam garantir a satisfação do cliente investem no setor chamado controladoria jurídica, responsável pela gerência do cotidiano da equipe.

Não sabe o que isso significa? Então, continue a leitura e entenda a importância de se escolher escritórios com esse departamento jurídico.

O que é controladoria jurídica?

Quem já precisou de um advogado e, por pouco, não ficou na mão, sabe que grandes emoções não são sentidas apenas na descida de uma montanha-russa: imagine que, faltando 10 minutos para começar a sua audiência na justiça do trabalho, todos estão presentes — menos o seu advogado?

Pois bem, como é necessária a presença dos advogados de todas as partes envolvidas em um processo para a realização de audiências, um simples atraso do seu procurador pode colocar todo o caso a perder.

Por isso, a controladoria jurídica é um setor presente em escritórios diferenciados, com o fim de atuar no gerenciamento do cotidiano da equipe: é responsabilidade desse departamento centralizar as atividades administrativas e burocráticas.

O objetivo da sua atuação é otimizar o tempo dos advogados, de modo que esses operadores realizem apenas os serviços jurídicos, atendendo clientes, elaborando petições, comparecendo às audiências e traçando estratégias de defesa.

Em outras palavras, a controladoria jurídica é peça importante no escritório de advocacia para otimizar o tempo dos profissionais, auxiliando, ainda, no devido cumprimento das agendas pré-organizadas.

Quais são as suas principais características?

Podemos citar 2 características principais da atuação do departamento de controladoria jurídica. Continue a leitura e descubra quais são elas!

Suporte à área técnica jurídica

O cotidiano de um escritório não envolve apenas a elaboração de petições ou a preparação para sustentações orais: por trás disso, existem guias a serem pagas, cópias extraídas e diversas atualizações dos processos, seja de forma física ou por meio de um software na esfera digital.

A razão disso é, justamente, possibilitar o melhor conhecimento de cada caso e, como consequência, atuar de maneira certeira em todos os processos e procedimentos. Assim, quando o advogado pode contar com uma equipe de suporte, o seu desempenho se volta com mais atenção à questão jurídica, buscando maneiras de fazer provar o seu pedido.

A equipe da controladoria jurídica, dessa forma, fica responsável por manter os arquivos do escritório atualizados, pagar as guias necessárias para o protocolo de petições ou de recursos, cobrar dos profissionais o devido cumprimento da agenda de prazos e de audiências, acompanhar as publicações no Diário Oficial, bem como dar o suporte necessário aos advogados quando solicitada.

Análise dos resultados da produção jurídica

Igualmente importante, a análise dos resultados da produção jurídica também é possibilitada por meio do trabalhado da controladoria jurídica, como forma de avaliação sobre a qualidade do serviço prestado e, ainda, para que os clientes sejam informados sobre os andamentos processuais.

Assim, a controladoria gera relatórios a partir da extração das movimentações processuais, ou seja, do que aconteceu em determinado período no processo para, então, enviar aos clientes e informá-los sobre a devida realização do serviço.

Vale lembrar que, mesmo quando o processo estiver nas mãos do juiz, aguardando uma decisão, ou pendente por qualquer questão que não seja de responsabilidade do advogado, é necessário que o cliente seja informado. Em caso contrário, ele pode achar que a demora está sendo causada pelo próprio escritório.

Em períodos determinados — pode ser semanal, quinzenal ou mensalmente — os mesmos relatórios são avaliados pelos próprios profissionais do escritório, funcionando como um feedback do trabalho realizado.

Essa avaliação é muito importante porque demonstra o que pode ser melhorado no cotidiano de trabalho, quais estratégias devem ser criadas e como aplicá-las no dia a dia.

Quais são as vantagens desse tipo de serviço?

Contar com um departamento de controladoria jurídica garante muitos benefícios ao próprio escritório e, como consequência, aos clientes que contratam os seus serviços. Veja quais são eles, a seguir:

Eficiência do escritório

Um escritório organizado é um escritório eficiente. Por isso, a atuação de apoio que a controladoria jurídica fornece ao profissional da área jurídica é essencial para que a disciplina no ambiente de trabalho funcione da melhor maneira. Ou seja: para que todos os compromissos sejam cumpridos e para que o escritório atue de forma produtiva.

Ausência de atrasos

Possíveis procrastinações para a realização do serviço contratado, perdas de prazos do processo ou atrasos em audiências deixam de acontecer, já que a controladoria jurídica garante que todos os advogados estejam trabalhando conforme a agenda pré-organizada.

Processos devidamente encaminhados

Como consequência, os processos são devidamente encaminhados, e, mais importante, são acompanhados de modo constante. Assim, com uma atuação presente durante o processo, os casos são tratados com maior rapidez, beneficiando tanto o profissional, quanto o cliente.

Equipe qualificada e atualizada

Como a controladoria jurídica possibilita a otimização do tempo do profissional da área  jurídica, o advogado passa a ter mais tempo em sua agenda para resolver questões prioritárias.

Por isso, torna-se viável à equipe reservar um tempo na agenda para participar de congressos, cursos de especialização e de atualização, visando, é claro, o aumento da qualificação e do desempenho do quadro profissional. Ao final, o cliente pode contar com um trabalho eficiente e de qualidade.

Portanto, contratar os serviços de um escritório que tenha um setor de controladoria jurídica é essencial para o cliente que precisa ter o seu problema resolvido da melhor forma possível e no menor período de tempo. Em outras palavras, como esse departamento é responsável pela otimização de processos, a rotina de trabalho é melhorada, a produção aumenta e o cliente fica mais satisfeito.

As informações apresentadas no nosso artigo foram úteis para você? Aproveite então para saber mais sobre os benefícios de contar com o setor de controladoria jurídica.

Share This