Guedert Advogados

Conheça as principais linhas de crédito para a sua empresa

Por Bárbara Guedert Proença, advogada

Para empreender com sucesso uma saúde financeira confortável é tão importante quanto uma boa ideia. Seja para abrir ou para dar fôlego em seu negócio, o mercado possui linhas de crédito que podem auxiliar os diversos tipos de empresários.

Portanto, é importante conhecer as alternativas disponíveis e assim conseguir tomar decisões acertadas sem prejudicar o orçamento da sua empresa com juros exorbitantes.

Por isso, no post de hoje vamos falar sobre as principais linhas de crédito e como elas podem viabilizar o seu negócio. Acompanhe.

O que você precisa saber antes de pedir crédito

A falta de informação pode levar o empresário a cometer erros na administração de seu negócio. Um deles, é escolher a linha de crédito errada para a necessidade da sua empresa.

Antes de pedir qualquer empréstimo é importante fazer a seguinte lição de casa:

  • planeje a quantia exata e como será usado o dinheiro;
  • pesquise as opções disponíveis no mercado para empresas do mesmo porte que a sua, prazos para pagamento, juros e custo efetivo total (CET);
  • atualize o seu plano de negócios, ele será necessário para convencer a instituição financeira a liberar o crédito.

E se a minha empresa não tiver garantias?

Um estudo realizado pelo Sebrae indicou que o maior motivo de recusa de crédito é a falta de garantias sólidas.

Pensando nessa realidade, a instituição criou o fundo de aval às micro e pequenas empresas (FAMPE), na qual atua como avalista.

As faixas de garantia variam de R$10.000,00 a R$700.000,00, dependendo do porte da empresa e da finalidade do dinheiro.

Tipos de linha de crédito

Crédito para investimento fixo

Destinado a operações de longo prazo que envolvem, normalmente, a implantação, expansão e modernização da empresa, por meio de itens duradouros e essenciais ao funcionamento das atividades.

Se isso é o que seu empreendimento precisa, você tem as seguintes opções:

  • empréstimos feitos pelo BNDES, possuem juros abaixo dos praticados pelos bancos comerciais. No entanto, é necessário ter um projeto justificando o uso do dinheiro;
  • empréstimos concedidos por bancos comerciais, possuem juros mais altos que o BNDES, no entanto, não exigem projeto que justifiquem o uso do crédito;
  • leasing, opção indicada para adquirir veículos, máquinas e outros equipamentos.

Crédito para capital de giro

Capital de giro corresponde aos valores monetários que a empresa tem em caixa, nas contas a receber, na conta-corrente bancária ou no estoque.

Numa linguagem mais simples, é o dinheiro do dia a dia. Aquele necessário para manter a atividade operacional do negócio e ter um fôlego para novos investimentos.

Normalmente, os créditos para capital de giro são liberados de duas formas:

  • isoladamente (capital de giro puro), que normalmente não necessita da comprovação de sua destinação;
  • associado a investimentos fixos (capital de giro associado), que é destinado à compra de insumos ou mercadorias.

Se esse é o caso da sua empresa, você tem as seguintes opções:

  • cheque especial, que deve ser utilizado apenas em caso de extrema necessidade e se o empresário tiver certeza que poderá pagar o valor em curto-prazo, pois, os juros costumam ser altos;
  • conta garantida, é uma linha de crédito rotativo similar ao cheque especial, porém, com juros mais baixos.

Crédito para investimento misto

São operações que financiam o investimento fixo e capital de giro associado. Por exemplo, a empresa comprou uma máquina, mas precisa de dinheiro para comprar a matéria-prima inicial.

Para esse crédito é necessário apresentar garantias reais, ter recursos próprios e o empréstimo deve ser de longo prazo com período de carência.

As opções de linhas de crédito nessas situações são as mesmas indicadas no tópico sobre investimento fixo.

Antecipação de recebível

Se você trabalha com comércio, a antecipação de recebível é uma forma de crédito aconselhada. Dessa maneira você poderá vender produtos no cartão e pedir a antecipação do pagamento para a operadora, evitando ficar com valores presos por até 30 dias.

Agora que você já conhece as melhores linhas de crédito para a sua empresa, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de outros assuntos importantes para o seu negócio.

Posts recentes